terça-feira, 2 de junho de 2009

O velho e o mar

- O peixe é meu irmão... mas eu tenho que matá-lo.

Obra de Ernest Hemingway escrita em 1951 e que proporcionou a Hemingway o prêmio Nobel de Literatura em 1954. Conta a estória de Santiago, um velho pescador cubano que se encontra em uma maré de azar passando 85 dias sem pegar nenhum peixe, incentivado pelo seu único amigo o garoto Manolín que o admira muito. Santiago vai para o mar e consegue pescar um peixe de tamanho descomunal... começa então a luta entre um velho, na sua pequena canoa, e o peixe no silêncio e na solidão do mar do caribe.

Em 1999, Alexander Petrov, um diretor de animação russo, levou às telas essa fantástica obra utilizando uma técnica bastente peculiar. De maneira artesenal ele pinta os quadros da animação sobre o vidro utilizando seus próprios dedos como pincéis e faz de cada quadro um frame para o filme. Esse estilo recebeu o nome de "Realismo romântico".

Eu vi essa animação pela primeira vez há uns 3 anos atrás, de início o que me chamou a atenção foi o estilo da animação que eu nunca tinha visto antes e que me lembrava muito os desenhos desfocados que tinha nos meus livros infantis. Apesar de toda essa beleza o que me chamou a atenção mesmo foi a estória da luta do homem contra a natureza com elementos de experiência, sorte e perseverança. Se você tiver 20 minutos da sua vida, perca-os vendo essa animação. Posso te garantir que é um privilégio para poucos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário