domingo, 10 de fevereiro de 2019

Como o blockchain pode transformar a educação?

Se você já leu algo sobre bitcoin, a moeda virtual, deve ter lido também que ela funciona sobre uma tecnologia chamada blockchain, mas afinal, o que é blockchain?



As moedas virtuais são geradas através de um programa de computador que cria uma moeda a uma determinada taxa de tempo e premia uma pessoa que está conectada no seu sistema. Uma vez que você tenha uma moeda, você vai querer comprar algo com ela, não é mesmo? Só que as moedas virtuais têm um pequeno problema... eles não estão em nenhum banco! Como eu posso fazer a transação para outra pessoa? Aliás, se ela não está em nenhum banco, como eu posso dizer que aquela moeda é minha? A solução para esse problema chama-se blockchain.

Vamos pensar um pouco... se não existe nenhum banco que assegure que essa moeda é sua e nem que transfira ela para outra pessoa, onde poderíamos colocar essa informação? Simples! na própria moeda! É assim que o blockchain funciona, ele registra na moeda quem é o seu dono e guarda nela todo o histórico dos donos dela, assim quando transferimos uma moeda que está em seu nome para outra pessoa, ele acrescenta o nome dessa pessoa na moeda.

Essa característica de garantir quem é o dono da moeda(autenticação) e manter todo o registro de transferências é o que torna o blockchain interessante para educação, mas como podemos utilizá-lo?

Gestão na educação

A blockchain pode ser utilizada para emissão de certificados ou diplomas. O MIT (Massachusetts Institute of Technology) começou a emitir diplomas virtuais utilizando a tecnologia blockchain, ou seja, dentro do próprio diploma, existem informações que garantem que quem emitiu foi o MIT.

Currículos Virtuais

Se uma instituição é capaz de emitir diplomas digitais, qual seria o próximo passo? A criação de currículos virtais! Poderíamos centralizar todos os nossos certificados em um único local. Não precisaríamos mais adicionar no nosso currículos que concluímos um curso ou publicamos um artigo, isso seria feito automaticamente pelo sistema (O fim de ficarmos atualizando o lattes!) e não haveria mais fraudes, porque qualquer um poderia verificar de forma bem fácil a autenticidade das informações.

Transferência de Créditos

Se uma instituição pode autenticar um certificado, ela também pode autenticar os créditos de uma disciplina. Isso facilitaria muito a transferência de um aluno para um novo curso ou para uma nova instituição.

Artigos Científicos

Cada artigo científico poderia conter nele informações dos artigos que ele cita. Assim poderíamos criar uma corrente de citações e pesquisar de forma mais rápida determinada informações entre o mar de artigos que existem hoje em dia. Também poderíamos avaliar melhor o impacto que um artigo têm, avaliando os artigos que ele cita e quais artigos são citados pelos artigos que ele cita e assim por diante... criando uma corrente de citações e possibilitando que novas métricas sejam criadas para avaliar seu impacto no meio acadêmico.

Para saber mais como o blockchain pode mudar a educação, recomendo a leitura dos seguintes artigos:

Como o Blockchain pode revolucionar a educação

Blockchain na educação: impactos positivos e disruptivos para instituições e alunos.

Sony e IBM investem em blockchain na educação

Saiba como o blockchain pode transformar a educação e biblioteconomia

Blockchain: a tecnologia que promete revolucionar a educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário